|
Desde 2003 Tabajara cresce mais a cada ano, com muita garra e determinação de todos no clube |
No dia 22 de março de 2003, os irmãos Paulo Sérgio e Márcio Adriano, filhos de Raul de Souza Melo de Jesus (mais conhecido como Saúca), se unem a seu pai e familiares para criarem, no bairro São Francisco I, em Tramandaí, o Tabajara Futebol Clube, time que seria formado pelos amigos e integrantes da família, com o nome inspirado no time fictício do programa Casseta & Planeta, da TV Globo. Devido ao fato do bairro São Francisco ser um celeiro de clubes do município, as cores escolhidas para representar o Tabajara foram grená, azul, dourado e laranja, lembrando aos adversários que o clube vem de um lugar com histórico de formar grandes times. Desde sua fundação, a cada adversário derrotado, o Tabajara cresce mais, estando sempre entre os primeiros colocados dos torneios em que participa, e se tornando assim, um dos grandes clubes do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Além da força dentro de campo, fora dele o Tabajara conta com uma apaixonada torcida, presente em todos os jogos da equipe, sendo a maior torcida de Tramandaí.
|
Torcida fiél empurra o Tabajara rumo às conquistas |
No seu ano de nascimento, o Tabajara, tendo Paulo Sérgio Melo de Jesus como presidente, estréia na Segunda Divisão do Campeonato Municipal de futebol amador de Tramandaí. Com um time composto por familiares e amigos, a equipe joga apenas por amor ao futebol e ao clube. Logo no seu segundo ano de segundona municipal, com Saúca na presidência, a equipe consegue o vice-campeonato da competição, colocação necessária para alcançar o acesso a Primeira Divisão do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Tramandaí. Desde 2005, ano da estréia na elite do futebol amador tramandaiense, a equipe segue na Primeira Divisão, sempre buscando títulos. Nesse período, o Tabajara contou em sua presidência, com Baiano (2006), Janete da Silva (2007-2009) e Cleidimar Boeira Alves, mais conhecido por Lei, que desde 2010 é o mandatário do clube.O grande crescimento grená começou a acontecer a partir de 2008, quando o clube montou equipes melhores e passou a “incomodar” em praticamente todos os torneios que participou. Deixando de ser um time de familiares e amigos e passando a ser uma equipe do bairro, em 2009 o clube conquistou o seu primeiro grande título: o tão esperado troféu de campeão do Campeonato Municipal de Tramandaí, em uma final histórica contra o Central. No ano seguinte, com Lei como presidente, o clube consegue dois grandes feitos: o primeiro, o registro de CNPJ como associação beneficente cultural, inédito no município, e o segundo, que transformou aquele clube até então representante do bairro São Francisco I no clube representante de Tramandaí no maior e mais tradicional torneio do Litoral Norte Gaúcho, a Taça Serramar. Para competir neste grande campeonato, o Tabajara precisou pleitear uma vaga na Liga Serramar, entidade que organiza o certame há 26 anos. Conquistando o respeito e a admiração dos participantes da Liga, hoje o clube disputa o torneio que reúne as melhores equipes da região litorânea. Além destas conquistas extra-campo, em 2010 a equipe deu mais uma inédita volta olímpica, levantando o troféu da Copa dos Campeões do Litoral Norte (2010), uma espécie de Libertadores da América de times amadores do litoral, na qual apenas os campeões municipais e da Taça Serramar podem disputar. Na final, a equipe venceu o Santa Terezinha, de Imbé.
|
Bicampeonato Municipal é o mais recente título |
Atualmente, a diretoria do clube ainda conta com o vice-presidente Carlos Roberto Andrade da Silva (Carlinhos), vice-secretário geral Cleberson Nunes Pereira, tesoureiro geral Ricardo Savi Vigano, 1º tesoureiro Paulo Sérgio Melo de Jesus, 2º tesoureiro Diego da Silva, 1º secretário Adão Souza de Jesus e como 2º secretário Márcio Adriano Melo de Jesus. Esta diretoria, com a ajuda do treinador Alex dos Santos, conseguiu em 2011 o bicampeonato municipal, em dois jogos ferrenhos contra o Cercrus, um dos grandes adversários da equipe. Na primeira partida da final, debaixo de muita chuva, o time tabajarense estava desfalcado, mas mesmo assim conseguiu um empate em 0 a 0. Já no jogo decisivo, empurrado pela sua inflamada torcida, que cantou durante toda a partida, o Tabajara pressionou o adversário durante o tempo todo, tentando marcar o gol da vitória, pois o empate entregaria o troféu às mãos do Cercrus, equipe de melhor campanha na competição. Faltando 10 minutos para o fim, Vitor, o iluminado atacante que por problemas familiares acabou ficando fora dos últimos jogos do time, entrou em campo e no primeiro lance cabeceou uma bola cruzada por Michel, fazendo o gol histórico do bicampeonato tabajarense.Após sete anos de existência, o Tabajara caminha para se tornar um grande clube do Litoral Norte, e um dos maiores de Tramandaí. Com a força da sua torcida e com o apoio de dirigentes, jogadores guerreiros e de muitas outras pessoas que têm admiração pelo clube, em cada jogo que a camisa grená entra em campo os adversários têm apenas uma certeza: vão ter que suar sangue para derrubar o Tabajara Futebol Clube.
parabéns afaser parto time pois tive o imenso prazer de e desta familia
ResponderExcluirParabéns pela organização e resultados,bons exemplos são para serem seguidos,abraços do fclubedinamo.blogspot.com
ResponderExcluiré com grande satisfação que falo dessa equipe, e dos grandes profissionais que fazem parte desse clube tam grandioso, pois uma equipe só vencedora quando tem grandes profissionais, e o tabajara é clube que tem tudo isso e que respeita os atletas que vestem essa camisa vencedora.
ResponderExcluira todos que fazem parte desse time, um grande abraço, pois foi um prazer e uma grande honra vestir essa camisa.
parabéns
é uma honra participar pelo 5 vez o municipal vestindo a camisa do tabajara,não só por ta no meio dos melhores atletas,mais sim por pessoas especias como carlinhos,janete,lei,alex,marcinho,serginho e tiago cruel que vai ser a setima vez que jogamos juntos e sempre ficamos entre os quatro melhores, obg por tudo, considero vcs como minha familia,abraço a todos e embora levanta mais uma taça
ResponderExcluir